Foto: Renan Mattos (Diário)
Pode parecer cedo, mas o Natal já está aí. A dois meses da data, algumas lojas de Santa Maria começaram a ornamentar as vitrines. Além do Viva o Natal, da prefeitura, que será lançado em 1º de dezembro, mais de 50 pessoas do projeto Pátria Amada Brasil também planejam iluminar e enfeitar a cidade.
O general de brigada Giovany Carrião de Freitas, comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, comenta que, graças à união de todas as instituições, as primeiras ações da Semana da Pátria foram atingidas com sucesso. Agora, o objetivo é dar prosseguimento com o Natal.
- Queremos desenvolver e estimular o espírito natalino por meio de ações que vão complementar a programação na cidade - explica Carrião.
Depois do segundo turno das eleições, a ideia é divulgar a agenda de atividades para que o público prestigie os eventos. Uma caminhada luminosa alusiva ao nascimento de Jesus Cristo e a elaboração de um concurso para premiar lojas e casas enfeitadas devem integrar a programação.
91 vagas de empregos e estágios para terça-feira em Santa Maria
Conforme a presidente da Câmara Dirigentes Lojista de Santa Maria (CDL), Marli Rigo, a primeira reunião do grupo, realizada na quarta-feira passada, serviu para fazer um balanço das ações da Semana da Pátria e distribuir as tarefas para o Natal.
- Vamos trabalhar pela iluminação da cidade, para que, nesta época do ano, a gente motive não só os lojistas e as empresas, mas a comunidade a iluminar as suas residências, suas sacadas. Não queremos que seja uma época só comercial - afirma Marli.
Quem anda pelas ruas da cidade ou pelos shoppings já encontra os sinais de que o Natal está chegando. Lojas do Praça Nova estão enfeitadas, e há artigos natalinos à venda.
Em uma delas, a decoração enche os olhos de quem passa. A proprietária, Clarissa Rocha Rosso, conta que, geralmente, enfeita o local em novembro, mas neste ano os artigos foram comprados mais cedo.
- É meio cedo, mas assim que as pessoas olham a vitrine, elas percebem que o Natal já está aí. Está praticamente tudo pronto. Aos poucos, vamos ajustando e terminando de decorar - diz.
Projetos de revitalização da Bozano serão conhecidos nesta semana
ANTECIPAÇÃO
Em uma loja de móveis da Avenida Ângelo Bolson, o presépio já está montado. A decoradora Rose Mensch conta que é em outubro que as pessoas começam a pensar em trocar os móveis para receber a família e, por isso, nesta época, a loja busca chamar a atenção dos clientes.
- Assim, os nossos clientes já podem começar a fazer os pedidos - conta Rose.